sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Paul Heinrich Dietrich

Paul Heinrich Dietrich (1725 – 1789). O homem é obra da natureza, existe na natureza, está submetido às suas leis, não pode se libertar delas e, nem mesmo com o pensamento, pode sair delas; é em vão que a sua inteligência tenta ultrapassar os limites do mundo visível, pois sempre é obrigado a eles retornar. Para um ser formado pela natureza e por ela circunscrito, não existe nada além do grande todo do qual é parte e do qual sofre influência. Os seres que se supõem existirem acima da natureza ou, de todo modo, diferentes dela não passam de mentiras inventadas pelo ser humano. Não ha e não pode haver nada fora dos limites que encerram todos os seres. O ser humano é puramente físico e suas ações visíveis, bem como os movimentos invisíveis excitados em seu interior, provenientes da vontade ou do pensamento, são igualmente efeitos naturais, consequências necessárias do seu mecanismo específico e dos impulsos que recebe dos seres pelos quais é circundado. Por causa de sua ignorância os seres humanos criaram deuses os quais se tornaram os únicos objetos de suas esperanças e dos seus temores. Os seres humanos não se deram de modo algum conta de que a natureza, desprovida tanto de bondade como de maldade, nada mais faz do que seguir leis necessárias e imutáveis. Os conceitos teológicos não possuem nenhuma realidade, são palavras vazias de sentido, fantasmas criados pela ignorância e modificados por uma imaginação doente. Os conceitos teológicos foram e continuam sendo idéias danosas para a humanidade. O homem está dentro da natureza e na natureza somente existem causas e efeitos naturais, consequentemente não tem sentido falar de uma alma e da liberdade do ser humano. As ações do ser humano nuca são livres; elas são sempre consequências necessárias do seu temperamento, de suas idéias adquiridas, das noções verdadeiras ou falsas que possuem em torno da felicidade, em suma, de suas experiências de cada dia. A sociedade nada mais é do que um conjunto de indivíduos, reunidos por suas necessidades, com o objetivo de colaborar para a conservação e a felicidade comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário