sábado, 14 de março de 2009

Escoto Eriúgena

Escoto Eriúgena nasceu em 850. Salienta que Deus é incriado, mas criador de todas as coisas. Deus é perfeitíssimo, não pode ser conhecido, pois está acima de todos os atributos. Deus é transcendente a todas as coisas e está presente em toda parte.

Logos é a sabedoria divina, na qual estão contidos os arquétipos de todas as coisas. Os arquétipos são idéias, modelos que expressam o pensamento e a vontade de Deus. As coisas que existem no espaço e no tempo são materializações do Logos, são inferiores, menos perfeitas e menos verdadeiras do que os arquétipos. Tudo que está inserido no espaço e no tempo é denominado de Natureza. A Natureza é o mundo criado e formado pelas coisas, pelo espaço e pelo tempo. A natureza é aquilo que Deus quer, ou seja, a sua manifestação ou “theophania”.

Deus ao criar a Natureza elaborou a arte criativa dialética entendida como sendo a própria estrutura da realidade no seu realizar-se em duas fazes: descendente e ascendentes: descendente é o movimento do uno ao múltiplo, e ascendente é o movimento do múltiplo ao uno, constituindo o ritmo interno da natureza e da história do mundo.

Deus é a causa e o efeito. O efeito (natureza) participa da causa e se contem na causa, assim sendo todas as coisas subsistem eternamente em Deus. Deus se pode significar pelas coisas existentes na natureza. As coisas existem porque participam de Deus e dele recebem seu ser e fora dele nada existe.

O movimento dialético da natureza conduz tudo a Deus e Deus será tudo em cada coisa, não haverá nada mais além de Deus. Não se trata de dissolução da individualidade, mas da sua conservação da forma a mais elevada. Toda natureza se assimilará em Deus sem perder sua individualidade. No movimento dialético da natureza é irreversível, pois uma vez criadas, serão um dia transfiguradas, jamais destruídas.

A partir do momento em que o ser humano iniciar um raciocínio perfeito ficará claro para ele que afirmação e negação que agora lhe parece contrária entre si, na verdade não se opõem absolutamente uma à outra, pois possuem uma natureza divina. Tudo que existe e acontece está em mútua harmonia com o pensamento divino. Alma e corpo formam uma unidade que não se opõem.

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