terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Friedrich Engels

Friedrich Engels (1820 – 1895). A dialética é a forma de pensamento mais importante para a ciência natural moderna, porque só ela apresenta a analogia e, com isso, os métodos para compreender os processos de desenvolvimento que se verificam na natureza, os nexos gerais e as passagens de um campo de pesquisa para outro. O processo de evolução se desenvolve por meio de negações sucessivas, que dão origem a conformações sempre novas, como no caso do proletariado, que nega a burguesia, produzindo uma sociedade mais madura e mais elevada. A dialética é a lei que vale para a natureza, para a história social humana e para o pensamento.

A grande divisão sistemática do pensamento reside na dicotomia entre idealismo e materialismo. O materialismo parte do pressuposto que a matéria constitui o fundamento da realidade, sendo que a idéia deriva da realidade material. Somente podemos compreender a história a partir das relações econômicas de produção, através da infra-estrutura. A infra-estrutura é a base material da existência e a superestrutura corresponde às idéias, convicções políticas, religiosas, econômicas que são formadas a partir da infra-estrutura. As relações entre os dois planos não é, unívoca e linearmente causal; trata-se de um âmbito complexo de relações, de modo que um estudo rigoroso do fenômeno histórico não pode descartar o papel desempenhado pela superestrutura, tanto quanto a análise das condições infra-estruturais que possibilitaram este fenômeno.

Referência: REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do romantismo até nossos dias. São Paulo: Edições paulinas, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário