domingo, 15 de fevereiro de 2009

Aristóteles

Aristóteles nasceu em 384 a.C e faleceu em 322 a.C sendo considerado o último filósofo grego. Salienta que Deus coloca em marcha todos os movimentos da natureza sendo Ele o primeiro impulsor. O primeiro impulsor não se movimenta, mas é a causa primordial de todos os movimentos da natureza. Deus é inteligível, imóvel, privado de potencialidade, ato puro, inalterável e impassível.

Deus movimenta todo o processo da natureza das coisas inanimadas para as criaturas vivas, assim sendo, por trás de tudo na natureza existe um propósito, uma finalidade. O reino das coisas inanimadas é movimentado para o reino das plantas que é movimentado para o reino dos animais e posteriormente para o reino humano. O ser humano para chegar à condição de humano passou pelo reino vegetal e animal, possuindo uma alma vegetativa, uma alma sensitiva.

A alma vegetativa governa as atividades biológicas do corpo e preside a reprodução; a alma sensitiva é a capacidade de sentir; não existe sem o corpo e elabora desejos. Existe também a Alma intelectiva que vem de Deus sendo transcendente a alma vegetativa e sensitiva possuindo uma dimensão meta-empírica. A alma intelectiva embora não sendo Deus reflete as características do divino, vivendo em harmonia com Deus não se misturando com a alma vegetativa e sensitiva.

A alma intelectiva tem dois aspectos, ou seja: sabedoria e sapiência. A sabedoria é o voltar-se para as coisas mutáveis da vida centrando-se em deliberar de modo correto acerca daquilo que é bem ou mal para o ser humano limitando-se a pensar coisas humanas e mortais, já que o homem é mortal. A sapiência é voltar-se para as realidades imutáveis, ou seja, aos princípios e às verdades supremas. Através da sapiência o ser humano alcança a felicidade máxima, quase uma tangência com o divino. A metafísica é uma atividade da sapiência ultrapassando o mundo empírico para alcançar uma realidade meta-empírica, ou seja, Deus.

A alma é sinônimo de ser e temos o ser-em-potência e o ser-em-ato. O ser-em-potência em relação ao ser-em-ato pode ser considerado não-ser, mais precisamente, não-ser-em-ato. A potência é condição inicial que não está completamente desenvolvida e ato é estado final, acabado e realizado. O ato é também chamado de enteléquia que significa realização, perfeição concretizada em Deus. O ato é o modo de ser das substâncias eternas. O movimento é a passagem de potência para ato e todas as almas estão em movimento, movimentadas de potência para ato. O movimento da alma é a sua passagem de alma vegetativa, para alma sensitiva e para alma intelectiva. Tudo se movimenta em direção a perfeição, em direção ao Absoluto que é Deus. O mundo se produziu tendendo para Deus, atraído pela perfeição, nunca é caótico.

Existe uma hierarquia de almas ou seres indo do ser-em-potência ao ser-em-ato formando esferas. Cada esfera é movida pela esfera hierarquicamente superior e as esferas possuem múltiplas e diferentes realidades. No nível da esfera que denominamos Terra, tudo que existe é composto de substância e forma. A substância é a matéria que é a coisa com capacidade de receber a forma, ao passo que a “forma” é a característica peculiar de cada coisa, é a forma na matéria. A matéria tornar-se algo de determinado somente se receber a determinação por meio de uma forma. Quando a substância deixa de existir a “forma” também deixa de existir. A única coisa que resta depois do desaparecimento da “forma” é a substância que não possui nenhuma relação com a coisa ou com a “forma”. Sinolo é a união da matéria com a forma organizada pela alma vegetativa, sensitiva e finalmente pela alma intelectiva. A alma enforma a matéria e funda o sinolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário