segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os Sofistas

Os sofistas iniciaram o seu movimento no século V a.c na Grécia O único critério verdadeiro é aquele que cada ser humano elabora para si mesmo; tal como aparece para uma pessoa é a verdade para a referida pessoa. Tudo que o ser humano conhece é arquitetado por ele mesmo. Nenhum ser humano está no erro, mas todas as pessoas estão com a sua própria verdade. Em torno de cada coisa o ser humano pode elaborar uma reflexão que afirma a veracidade da coisa e uma reflexão que nega a verdade da referida coisa, sendo que estamos no universo da relatividade. Não existe verdade absoluta e valores morais absolutos, existe apenas o que é mais lógico para cada pessoa. O bonito, o feio, o certo, o errado são valores relativos, pois cada ser humano constrói os seus próprios valores.

Diante da possibilidade de alcançar uma verdade absoluta os sofistas se fundamentam apenas na utilidade, sendo verdadeiro aquilo que é útil para a pessoa. Toda tese é verdadeira desde que seja útil para a pessoa e não é verdadeira se for inútil para a pessoa. Podemos dizer que a verdade está na transgressão das leis elaboradas pelo ser humano desde que seja útil para minha pessoa defender tal colocação. Podemos não acreditar nos deuses ou podemos acreditar sendo que nossa crença depende da utilidade que ela possui especificamente para nós. O útil para o ser humano é aquilo que lhe proporciona prazer, assim sendo o fim supremo da vida é o prazer. Se o ser humano sente prazer em rezar ele deve rezar, se ele sente prazer em ler deve se dedicar a leitura, se sente prazer no sexo deve praticar sexo. Para os sofistas o útil se confunde com o prazer. Todo conhecimento, toda utilidade e todo tipo de prazer varia de indivíduo para indivíduo.

Diante do postulado sofista o ser humano deve saber elaborar uma crítica bem fundamentada e saber organizar a sua própria reflexão, no entanto deve ter consciência que o referido conhecimento não reproduz fielmente a realidade das coisas. Não existe verdade absoluta; o ser humano elabora a sua verdade conforme o seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário