quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Materialismo Epicurista

Os epicuristas salientam que a ciência existe devido ao medo que o ser humano possui da morte e da própria natureza. Se não tivéssemos medo da natureza e da morte não existiria ciência. A ciência e a metafísica nasce do medo do desconhecido. Quanto maior o medo do desconhecido maior é a busca metafísica e pelos conhecimentos físicos.

A tese defendida pelos epicuristas é a seguinte: A realidade é composta pelos corpos e o vazio. Os corpos são fatos reais porque são captados pelos sentidos e o espaço é também uma coisa real porque existe o movimento dos corpos e podemos ver o movimento dos corpos. O vazio é justamente o espaço e no espaço ou vazio os corpos movimentam. Se não existisse o espaço os corpos não movimentariam. A realidade é infinita no sentido da existência de infinitos corpos e o espaço também é infinito, isto é, o vazio possui uma extensão infinita.

Os corpos podem ser compostos ou indivisíveis. Os corpos compostos são formados por dois ou mais átomos e os corpos indivisíveis são formados por um só átomo. O átomo é um corpo indivisível e existem diferentes formas de átomos. As diferentes formas dos átomos não divergem no aspecto qualitativo, sendo que todos os átomos são iguais em sua constituição mudando apenas de forma. As formas atômicas são diversas e numerosas, mas não infinitas, no entanto a quantidade de átomos existentes é infinita. Todos os átomos são indivisíveis. O princípio primeiro das coisas são os átomos e todas as coisas existem devido ao movimento dos átomos.

Os átomos movem no vazio e podem desviar-se da direção vertical sendo um desvio espontâneo que dá origem as coisas. Sem o desvio nenhum átomo poderia encontrar-se com outro e dar origem a um primeiro conglomerado: cada átomo cairia eternamente ao lado do vizinho. O movimento de queda dos átomos é tão veloz quanto o pensamento no espaço infinito, devido ao peso dos átomos. O movimento dos átomos para baixo no espaço é igual para todos, quer sejam pesados, quer leves. Podendo desviar-se da linha reta, quando caem, os átomos podem tomar várias direções, e assim não é possível calcular com exatidão e antecedência qual a direção que tomarão.

Existem infinitos mundos e alguns são iguais aos nossos e outros totalmente diferentes do nosso. Todos os mundos nascem e dissolvem. Em cada instante existem mundos que nascem e mundos que morrem. Na constituição do universo não existe nenhuma inteligência, nenhum projeto e nenhuma finalidade sendo tudo casual e fortuito. Não existe nenhum ordenamento colocando ordem no universo. Não existe nenhuma inteligência superior que elaborou o universo.

O homem é feito de átomos pesados (o corpo) e de átomos leves (a alma). O homem morre quando os átomos leves se separam dos pesados. A alma sendo um agregado de átomos não é eterna e sim mortal, pois todo composto atômico é suscetível de dissolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário