domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cinismo

O cinismo desenvolveu no mundo grego no século III a.C. O objetivo do ser humano cínico é conseguir a paz interior que não depende de fatores externos como o luxo, o poder político e a boa saúde. A paz interior é conseguida a partir do momento em que o ser humano consegue desapegar das coisas efêmeras. A paz interior é atingida quando o ser humano transcende a busca pelas coisas exteriores, quando ele se situa além da moral, da pobreza e da riqueza. Considera inútil todo conhecimento produzido pelo ser humano sendo útil somente a paz interior. A paz interior exige um pensar totalmente anticultural. O cínico vive sem meta cultural, sem necessidade de moradia e sem o conforto oferecido pelo progresso.

A paz interior gera o ser humano livre, um ser humano liberto de todas as necessidades humanas e sem qualquer tipo de prazer corporal. A busca pelo prazer corporal elimina a possibilidade da paz interior e logicamente a pessoa deixa de ser livre tornando o ser humano escravo das coisas que o proporciona prazer. Qualquer tipo de relação sexual, seja ela no casamento ou fora do casamento, não é aceito pelo cinismo.

O ponto culminante do cinismo é o estar em constante paz interior que é uma paz que se origina da alma de cada ser humano. O ser humano estando em paz interior se alimenta quando recebe alimento de outra pessoa, dorme quando sente vontade de dormir e para dormir deita-se onde estiver sem precisar de uma casa.

O cínico não está apegado a uma cidade, ao Estado ou a uma Nação, onde ele estiver é a sua casa. O chão de terra que pisa é o bastante para ele viver em paz interior. A pobreza e a obscuridade é o maior bem para o ser humano que busca a paz interior.

A paz interior é diretamente proporcional ao desligamento dos prazeres, o abandono da riqueza, a eliminação do desejo por ter qualquer tipo de poder, fama e sucesso. A paz interior coloca o ser humano totalmente apático ao mundo material inclusive ao próprio corpo. O cínico é um ser humano que vive sozinho, pois, a paz interior o basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário