terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Pensamento Grego

Analisando as colocações dos filósofos gregos encontramos quatro arquétipos de discursos: teológico, materialista, autoreferencial e niilista.

O pensar teológico possui dois vieses: dualístico e unitário. O viés dualístico é representado por Sócrates, Platão e Cínicos onde defendem a existência de um mundo corruptível em oposição ao mundo incorruptível. São pessoas que procuram afastar das coisas materiais e passam pela vida buscando o metafísico. O viés unitário é explicado por Aristóteles e pelas colocações dos estóicos: o mundo é movimentado por Deus em direção a perfeição. Tudo que existe é uma manifestação da vontade de Deus. São pessoas que vivem no mundo material ciente que estão em determinada etapa de evolução em direção a perfeição.

O arquétipo materialista é representado pelos epicuristas invalidando todo pensar metafísico. A verdade somente é captada pelos sentidos humanos. O ser humano materialista centra sua preocupação apenas no mundo físico desconsiderando qualquer colocação que transcenda o mundo dimensional.

O arquétipo autoreferencial é sustentado pelos sofistas e pelos ecléticos: cada ser humano elabora sua própria verdade se fundamentando no que é útil para si mesmo ou escolhe a melhor reflexão sabendo que suas representações não passam de probabilidades. São pessoas que partem do pressuposto que todas as teses e pensamentos são originados do próprio ser humano tendo por fundamento as suas próprias necessidades.


O niilismo é a tese defendida pelos cépticos: nada sabemos e nada entendemos. Os niilistas são pessoas indiferentes a tudo que os envolvem não elaborando nenhuma indagação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário